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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Ford estreia Cargo extrapesado


Em um test drive no Deserto do Atacama, ao norte do Chile – cenário ideal pelas suas condições desafiadoras, como a altitude e características do terreno –, a Ford lançou seus primeiros caminhões extrapesados Cargo 2042 e Cargo 2842. Produzidos em São Bernardo do Campo (SP), os modelos começam a chegar nesta semana nas concessionárias da marca.
O Cargo 2042 4x2, com capacidade máxima de tração de 49 toneladas, está com o preço sugerido de R$ 260.900, enquanto o Cargo 2842 6x2, com capacidade de 56 toneladas, custa R$ 294.900. Por esses preços e com a motorização escolhida, o Cargo extrapesado vai brigar com outros que estão também na porta de entrada da categoria, como o Volkswagen Constelation com motor 8,9 litros, o Mercedes-Benz Axor de 12 litros e o Volvo FM de 11 litros.
 / Os caminhões são produzidos na planta da Ford em São Bernardo do Campo (SP)Ampliar imagem
Os caminhões são produzidos na planta da Ford em São Bernardo do Campo (SP)
Projeto global, desenvolvido em parceria entre o Brasil e a Europa, os modelos são equipados com motor FPT de 10,3 litros, que atende à norma Proconve P-7 (Euro 5), com potência de 420 cavalos, acoplado a um câmbio automatizado ZF ASTronic de 12 velocidades.
Os dois modelos incorporam de série controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD, e o Cargo 2842 conta ainda com a opção do controle eletrônico de estabilidade (ESP). Como os caminhões hoje em dia são cada vez mais parecidos com os automóveis em termos de conforto, o Cargo, além de vidros e travas elétricos, retrovisores elétricos e ar-condicionado, conta com um painel que oferece ferramentas para auxiliar no monitoramento do veículo, indicando ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível.
Além disso, o condutor pode acompanhar em tempo real o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a sua autonomia e produtividade, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.
De acordo com Guy Rodri­gues, diretor de Operações da Ford Caminhões para a América do Sul, o objetivo com o lançamento destes caminhões é disputar a rica porção do mercado que mais cresce no Brasil: os extrapesados com capacidade de tração acima de 47 toneladas representaram 20% das vendas em 2012, o que rendem faturamento de R$ 10,8 bilhões. E este ano a estimativa é que a fatia cresça para 30%, com receitas de R$ 14 bilhões.

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