Visualizações

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Ônibus à hidrogênio criado em Caxias vai começar a circula

O consórcio concebido para a construção de ônibus brasileiro à célula de hidrogênio está, finalmente, começando a concretizar o projeto. Está sendo construído, em Caxias do Sul, a primeira das três unidades de ônibus experimental. Até setembro, segundo o engenheiro Sidney Gonçalves de Oliveira Sobrinho, serão iniciados os testes do primeiro veículo e, em novembro, será entregue a EMTU, em São Paulo. Até março, estarão prontos outros dois veículos, que permanecerão em operação supervisionada até o final de 2014, quando passarão a operar regularmente no corredor ABD em São Bernardo do Campo. O ônibus à célula de hidrogênio é um meio de transporte público moderno e econômico, sem nenhum tipo de poluição. Integrando células de hidrogênio e motores elétricos, o sistema gera água como subproduto. Com 45 kg de hidrogênio, roda 300 km e mais 40 km só com as baterias. Tem capacidade para 40 passageiros.
Ônibus II

“Em setembro, já poderemos embarcar num desses veículos”, disse Sidney Oliveira, explicando que já é possível fabricá-los 50% mais barato do que está custando na Europa e nos Estados Unidos, “tornando o ônibus à célula de hidrogênio economicamente competitivo para operadores privados”. O consórcio de instituições e empresas responsável pelo projeto é constituído por Global Enviroment Facility, United Nations Development Program, Ministério de Minas e Energia, Financiadora de Estudos e Projetos, Empresa Metropolitana de Transporte Urbano, Eletric Power Research Institut, Hidrogenics, AES Eletropaulo, Petrobras, Marcopolo, Tuttotransporti, Ballard Power Systems e NuCelsSys. Duas empresas são canadenses e uma terceira é alemã.
Casa de Turismo

A Casa de Turismo, agência de viagens, vai comemorar seus 20 anos com ampliação da sede e coquetel, dia 21, no clube Jangadeiros. Cláudia Luce Lund, Fernanda Engroff e Eversomn Karnopp, os sócios, vão sortear diárias no hotel Infinity Blue de Camboriu, um final de semana no Villa Flor Ecoresort de Nova Petrópolis,  passagens ao Nordeste e diárias em Buenos Aires.
Sensores

A Guapo Capital Group intermediou aquisição da gaúcha Ação Solução em Sensores pela empresa alemã Sick Soluções em Sensores.  Segundo Nelson Proença, sócio da Guapo, a empresa alemã é líder na fabricação de soluções em sensores para automação de fábrica, logística e de processos. A Sick será em Porto Alegre.
Emirates

A Emirates Airline, uma das companhias aéreas que mais rapidamente crescem no mundo, recrutará tripulação em Porto Alegre, Caxias do Sul e São Paulo. Em Porto Alegre, será sábado, 18 de maio, às 10h, na Aerosul Flight School (avenida Julio de Castilhos, 159 - 14º andar). Em Caxias do Sul, dia 25 de maio, na Aerosul Flight School (rua Sinimbu, 1.878, sala 702).
Empreendedores

Icatu Seguros, RCE, Medabil e CRP são novos mantenedores da Junior Achievement RS. Ao todo, 43 organizações mantêm a entidade e viabilizam seus programas, que têm como foco a disseminação do empreendedorismo junto aos jovens.
Bella Gula

A Bella Gula inaugurou quiosque no Shopping Iguatemi Caxias do Sul. Há 19 anos no mercado gaúcho, a empresa conta com lojas em São Paulo, São José dos Campos/SP, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Porto Alegre e Caxias do Sul.
Luxo

Duas empresas que atuam no mercado de luxo fizeram parceria para crescer: a Luxo Brasil, de Marinez Pretto, e Flávia Sffair Eventos, de Flávia Sfairr. Ambas atuam no segmento de eventos empresariais e sociais, com foco na excelência e nos detalhes.
Beleza

O Brasil é o terceiro mercado no consumo de beleza, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão. O País movimenta R$ 15,4 bilhões por ano, e os cuidados com os cabelos lideram o ranking de gastos, segundo dados do IBGE. Atualmente, os produtos voltados para os homens representam 37% do volume de vendas, de acordo com pesquisa de mercado da Nielsen. A Natura aposta neste segmento e ampliou a linha de produtos da marca Natura Homem. As novidades serão destaque até agosto, quando se comemora o Dia dos Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário