Visualizações

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comil inicia primeira turma de Aprendizagem Industrial para pessoas com deficiência

A Comil inicia em fevereiro, em parceria com o Senai, as aulas da primeira turma de Aprendizagem Industrial voltada a pessoas com deficiência. Os alunos podem ser contratados pela empresa ao final do programa, que tem duração de 10 meses e formará auxiliares de Linha de Produção.

“Este não é apenas mais um curso. Queremos oferecer uma oportunidade para essas pessoas terem acesso ao mercado de trabalho de forma igualitária. Eles serão realmente capacitados para assumir funções na empresa”, afirma a Gerente de Recursos Humanos Adriana Menegatti.

Os alunos foram selecionados através de um curso ministrado pelos profissionais da empresa no projeto Trabalhar é um direito de todos: inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho, realizado em parceria com o Mesa Brasil, nas entidades APAE e Albano Frey. O público alvo são jovens acima de 18 anos com deficiência intelectual.

As aulas ocorrem na sede da empresa em Erechim (RS), onde a Comil montou o Centro de Educação Profissional Comil em março de 2011. O centro tem como objetivo a formação profissional de jovens aprendizes e a capacitação técnica dos funcionários. O espaço possui salas de aula, laboratórios e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades práticas.

Comil é reconhecida como formadora de mão-de-obra na região de Erechim

A Comil é tradicionalmente reconhecida como formadora de mão-de-obra na região de Erechim. A empresa mantém parceria com o Senai desde a sua fundação. Nesse período, ofereceu na capacitação gratuita a centenas de profissionais através do curso de Montadores de Veículos Automotivos. A cada dois anos, a empresa abre suas portas para uma nova turma de jovens que almejam ingressar no mercado de trabalho.

Rodrigo Morona usou o aprendizado no curso para iniciar uma carreira promissora na Comil. Hoje com 30 anos, acaba de assumir o cargo de supervisor do setor Ar Condicionado. “Sempre temos que almejar mais. Meu objetivo é chegar ao cargo de gerência. Para isso não podemos estagnar, é preciso estar sempre estudando”, diz Morona, que fez o curso de Mecânica no Senai aos 16 anos e foi contratado inicialmente como montador. Além de abrir as portas da Comil, o curso também o incentivou a continuar estudando. Depois de se formar em Administração, Morona agora cursa pós-graduação em Engenharia de Produção.

Em 2012, cerca de 60% dos alunos que concluíram o curso foram efetivados pela própria empresa. “Ao mesmo tempo em que nós damos uma oportunidade para os jovens que querem seguir carreira nesse setor, estamos capacitando pessoas qualificadas para a Comil e oferecendo o primeiro emprego para muitos deles. A nossa intenção é contratar sempre todos os alunos, assim que completam 18 anos”, afirma a gerente de RH, Adriana Menegatti.

O curso é aberto para toda a comunidade, mas a maioria dos alunos é filho ou parente de funcionários da própria empresa. Lenise Todescato Cavalet, que completou 18 anos em novembro, foi efetivada como funcionária do setor de Preparação de Chassi assim que finalizou o curso. Ela se espelhou no pai e no irmão, funcionários da Comil, para ingressar no curso. “Eu não tinha noção nenhuma sobre o assunto. O curso me deu essa preparação, foi muito interessante. É uma ótima oportunidade para jovens que não tem condições de pagar por um curso como este”, disse.

Com duração de dois anos, o curso oferece bolsa-auxílio, transporte e plano de saúde aos alunos. O principal diferencial da escola Senai/Comil é proporcionar ao aluno uma visão mais próxima da realidade da indústria, colocando-os em contato com os processos de fabricação do ônibus e suas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário