Visualizações

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Eletra faz parceria com Mercedes-Benz para lançar o HíbridoBR


A Eletra, empresa brasileira especializada em tecnologia de tração elétrica para transporte urbano, oficializa parceria com a Mercedes-Benz para o lançamento do HíbridoBR, durante a FetransRio. Um ônibus que combina motor convencional e elétrico, para proporcionar conforto ao usuário, eficiência no transporte urbano e sustentabilidade ambiental. A FetransRio acontece de 3 a 5 de outubro no Rio de Janeiro.
Com projeto desenvolvido pela Eletra, o HíbridoBR é montado em chassi Mercedes O 500 U, tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé. Tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro, e rampa para o acesso de cadeiras de rodas e deficientes. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O condutor trabalha com mais conforto, bem estar e tranquilidade.
Por definição, um veículo híbrido faz uso de duas fontes de energia para sua operação. O HíbridoBR combina o grupo motor-gerador Mercedes OM 924 LA de 4 cilindros movido a diesel ou a diesel de cana, que obedece ao padrão Euro5, com o motor elétrico, equipado por um conjunto de baterias. O funcionamento se dá pelo sistema em “série”, em que o grupo motor-gerador é acionado e se mantém no que é chamado de “ponto ideal” de rotação – a melhor condição de menor consumo e baixa emissão de poluentes. A partir de então a operação do veículo é feita pelo motor elétrico que conta com o conjunto de baterias instalado no veículo. O Híbrido BR tem carroceria Busscar, gerador trifásico WEG e baterias Moura.
O veículo não necessita de rede aérea para operar, gerando sua energia a bordo. Quando parado para entrada ou saída de passageiros, o conjunto motor-gerador carrega as baterias; quando na frenagem o motor elétrico vira um gerador e recarrega as baterias – frenagem regenerativa.
Para Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra, essa parceria é um importante impulso para a difusão do transporte limpo no Brasil. “A parceria com a Mercedes é o reconhecimento de que temos tecnologia nacional para produzir ônibus elétrico de alta confiabilidade. Estamos há 30 anos atuando e agora vislumbramos a oportunidade de crescimento do segmento de ônibus elétrico, importante para posicionar a indústria brasileira no mercado internacional, fundamental para o transporte e para a população de cidades que sofrem com a poluição gerada pelo trânsito”, afirma.
Fonte: Eletra

Nenhum comentário:

Postar um comentário