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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Daimler apresenta nova geração do Fuso Canter Eco Híbrido


Esse é o mais recente capítulo de uma história de sucesso do Canter Eco Híbrido: a produção do novo modelo em Tramagal, Portugal e seu lançamento no mercado Europeu estão previstos para começar no terceiro trimestre de 2012. Isso fará do Canter Eco Híbrido, que já está à venda no Japão, o primeiro caminhão de sua categoria produzido em série na Europa. Diversos aprimoramentos realizados no sistema de propulsão elétrica e na transmissão de duas embreagens Duonic – que é única nessa categoria – resultaram em um veículo ainda mais econômico e ambientalmente amigável.
Produção em série em Portugal usando o processo existente
Com a produção de até 300 unidades por ano, a primeira geração do Canter Eco Híbrido já era um modelo de produção em série. Agora a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) elevou ainda mais suas expectativas para o novo modelo com o início de produção na Europa e com a ampliação do portfólio de produtos para incluir uma versão com direção à esquerda. O processo de produção em série em Portugal será o mesmo já usado para o Canter.
As vendas nos principais mercados da Europa ocidental começarão a partir do terceiro trimestre de 2012, e para outros países vão acontecer sucessivamente. Os serviços serão prestados pelos usuais parceiros atuais da Mercedes-Benz e Fuso.
Motorização híbrida proporciona economia de combustível
O novo Canter Eco Híbrido proporciona até 23% menos consumo de combustível do que um Canter convencional. Além do benefício econômico, a tecnologia de propulsão híbrida reduz a emissão de poluentes e garante menores níveis de ruído.
A economia do modelo está baseada em sua tecnologia aprimorada, de alta eficiência de propulsão híbrida. O veículo conta com um motor elétrico adicional entre a embreagem e a caixa de câmbio. O sistema foi desenvolvido pela Daimler Trucks em seu Centro Global de Híbridos (“Global Hybrid Center”) do Japão.
O Canter convencional com propulsão a diesel contribui com seu excelente motor diesel 4P10 de 3 litros e quatro cilindros, turbo-alimentado, com potência de 150 cv e um torque máximo de 370 Nm a 1320-2840 rpm. Esse motor tem um sistema de reciclagem de gás de escapamento e filtro de partículas.
O motor elétrico do novo Canter Eco Híbrido conta com potência de 40 kW e torque máximo de cerca de 200 Nm. Como é comum com os motores elétricos, ele já está pronto a produzir força máxima desde a partida.
Baterias de alto desempenho com garantia de vida útil prolongada
O motor recebeu baterias de lítio-íon, que estão em nove módulos. Elas são refrigeradas a ar e são acomodadas em um compartimento resistente localizado do lado esquerdo, entre os eixos. As baterias têm uma capacidade de 7,5 ampéres e pesam 63,5 kg.
Além de serem leves e potentes, as baterias de lítio-íon também são duráveis. A Fuso oferece uma garantia de cinco anos a todos os principais componentes das baterias e ela pode, opcionalmente, também ser prolongada para até 10 anos. Cada vez que o veículo freia, as baterias são carregadas por meio de recuperação, processo que converte a energia de frenagem em corrente elétrica.
O compartimento da bateria pode suportar impactos laterais de até 50 km/h
Como sempre, a Daimler fez da segurança sua principal prioridade no desenvolvimento do novo Canter Eco Híbrido. No caso de um acidente, o sistema de alta-voltagem se desliga imediatamente graças a um sensor de colisão. O motorista também pode desligar o sistema manualmente através do interruptor de desligamento emergencial.
O sistema de propulsão também passou por diversos testes, incluindo de vibrações, impacto, fogo e até mesmo de contato com água marinha. O compartimento da bateria também foi submetido aos testes mais radicais suportando impactos frontais a 40 km/h e laterais do lado da bateria, a 50 km/h.
Transmissão totalmente automatizada de embreagem dupla Duonic
A transmissão elétrica do Canter Eco Híbrido é um dos equipamentos que mais se destaca. A transmissão Duonic de embreagem dupla é a primeira do mundo a ser utilizada com essa tecnologia em um caminhão. O câmbio está baseado em uma transmissão manual mecânica de seis marchas com duas embreagens hidráulicas e um sistema de controle eletrônico.
A grande vantagem do sistema de embreagem dupla é que quando se está conduzindo, a próxima marcha já é pré-engatada e pode, portanto, ser selecionada rapidamente e com total suavidade, sem perdas em fluxo de força. A transmissão Duonic de embreagem dupla combina a conveniência de uma transmissão automática com a eficiência de uma mecânica manual.
O motor elétrico usado para saída reduz o consumo de combustível e os níveis de ruído
A estratégia básica por trás do novo Canter Eco Híbrido consiste no uso de energia elétrica para saída com o veículo, o que reduz o ruído. Quando alcança uma velocidade de 10 km/h, o motor diesel liga. Ele também funciona em neutro para proporcionar força auxiliar para as tomadas de força.
Dependendo da demanda de força, o motor elétrico também auxilia o motor diesel em velocidades mais altas. Um regulador de partida desliga o motor diesel quando o veículo está parado, também ajudando a diminuir o consumo de combustível e de emissões.
Dentro da cabine do Canter Eco Híbrido, um painel multifuncional fornece ao motorista, informações sobre abastecimento, modo de condução e nível de carga da bateria.
Cânter Híbrido: ainda mais carga útil
O Canter Eco Híbrido além de econômico e ambientalmente amigável, consegue transportar alto volume de carga. O Canter já era renomado por sua capacidade de carga útil, agora o Canter híbrido surpreende, pois com a propulsão híbrida acrescenta somente cerca de 150 kg ao peso do veículo.
Na Europa o Canter Eco Híbrido é fornecido com um peso bruto de 7,5 toneladas e uma carga útil de até 4.845 kg, característica única da categoria.
Sistemas do novo Canter Eco Híbrido foram desenvolvidos em caminhões leves
Muitos equipamentos da nova geração de caminhões leves foram aproveitados para o Canter Eco Híbrido, desde a transmissão Duonic de embreagem dupla à nova geração de motores diesel que apresentam tratamento de escapamento por meio de um filtro de partículas. Isso se aplica também à cabine, que foi renovada com materiais de alta qualidade, um novo sistema de compartimentos para guardar objetos, um sistema de aquecimento e ventilação mais eficiente e ainda prevenção da corrosão da pintura da cabine. O Canter Eco Híbrido possui ar condicionado e airbags como itens opcionais.
Novo caminhão desenvolvido no Centro Global de Híbridos da Daimler no Japão
A Fuso tem uma longa história de desenvolvimento de sistemas de propulsão híbrida. Em 1994 a empresa fabricou seu primeiro ônibus híbrido. Dez anos depois veio a segunda geração de ônibus urbanos. O Canter Eco Híbrido tem sido produzido em série desde 2006, com cerca de 1.200 veículos da primeira geração fabricados em cinco anos. Dez caminhões Canter Eco Híbrido foram submetidos a testes de frota em Londres de 2008 a 2011. Nestes três anos percorreram um total de cerca de meio milhão de quilômetros. As conclusões desses testes contribuíram para o desenvolvimento do novo modelo que está sendo apresentado agora.
No Centro de Desenvolvimento Global de Híbridos da Daimler Trucks do Japão é controlado e coordenado o trabalho com os híbridos para todas as marcas de caminhões do Grupo Daimler.
Fonte: Daimler

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