Visualizações

sexta-feira, 20 de julho de 2012

História do Ônibus


Ônibus
O ônibus, enquanto forma de transporte público, tem suas origens na cidade francesa de Nantes, em 1826, mais especificamente na figura de Stanislav Baudry, um proprietário de casas de banhos públicos. A ideia por trás desta forma de transporte surgiu a partir da necessidade que o empresário sentiu em facilitar o acesso dos clientes às suas instalações, que eram muito distantes do centro da cidade e isto atrapalhava significativamente seus negócios. Desta forma, o francês criou, sob a autorização da municipalidade, um serviço de viaturas que ligava a região central do município à periférica Richebourg, onde se localizava sua propriedade.
O termo ônibus acabou sendo popularmente instituído para se referir ao meio de locomoção graças à chapelaria Omnes, local onde o serviço fazia seu ponto final e estacionava os veículos. Assim, foi feita uma espécie de jogo de palavras com o nome do estabelecimento e com o termo omnibus, proveniente do latim: Omnes Omnibus (tudo para todos).
De fato, a empreitada de Baudry deu tanto sucesso, que o empresário decidiu largar o negócio dos banhos públicos e investir exclusivamente na ideia do transporte coletivo, fundando em 1828, em Paris, a Entreprise Générale des Omnibus. Contudo, embora a nova companhia não tivesse concorrente e fosse uma promissora novidade, acabou se transformando em um fracasso.
Diferentemente da nova empresa de Baudry, a ideia do ônibus como transporte coletivo foi um grande sucesso, tendo se espalhado por várias partes do mundo. Em Londres, o primeiro serviço de transporte coletivo é datado em 1829, assim como em Nova York. Entretanto, vale lembrar que o transporte criado originalmente na França eradesempenhado por carroças. O primeiro ônibus movido à combustão foi desenvolvido somente em 1895, pelo famoso alemão Karl Benz.
De fato, a sem precedente e instantânea intimidade física que era praticamente imposta aos passageiros do serviço de ônibus era uma realidade impactante, de certa forma, até mesmo para os mais liberais. Desta forma, pode-se dizer que o sistema de locomoção trouxe consigo consideráveis e novas experiências sociais para a sociedadeda época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário