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quarta-feira, 18 de julho de 2012

Diesel muda de cor para evitar fraudes


Desde o dia 1º de julho, o diesel S500 só pode ser vendido nos postos na cor vermelha e o S1800, em tom amarelado (podendo ficar mais escuro dependendo da quantidade de biodiesel na mistura). A mudança veio por uma determinação da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), cujo objetivo é evitar fraudes nos combustíveis, como vender o óleo diesel S500 como se fosse S50, já que ambos possuem uma coloração ligeiramente amarelada. Até então, o óleo diesel S1800 possuía coloração vermelha e o S500, amarelada.
Para a ANP, podem ocorrer fraudes porque a procura pelo S50 aumentou nos últimos meses, quando a venda desse combustível passou a ser obrigatória para os veículos da fase P-7 (pesados) do Proconve (Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores).
A medida é válida para todo o Brasil e os consumidores devem ficar atentos à mudança, para evitar dúvidas na hora de abastecer o veículo. Segundo a ANP, os representantes dos postos de revenda e das distribuidoras acompanharam a elaboração da Resolução 65/2011 e estão cientes da nova exigência.
Atualmente, é possível abastecer com três tipos de óleo diesel nos postos do Brasil: Óleo diesel S50, amarelo claro, não pode ter corante algum. É o combustível com o menor teor de enxofre comercializado atualmente no Brasil. Tem, no máximo, 50 mg/kg de enxofre; Óleo diesel S500, com coloração avermelhada, tem teor de enxofre máximo de 500 mg/kg; e Óleo diesel S1800, no qual é proibido adicionar corante nesta categoria, por isso ele é amarelo natural, um pouco mais escuro que o S50. Seu teor de enxofre é de, no máximo, 1.800 mg/kg.

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