Visualizações

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ônibus com combustível limpo criado pela UFRJ


O cientista Paulo Emilio de Miranda, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), disse, que o Brasil poderá ter, a partir de 2014, uma frota de ônibus movida a combustível limpo, sem emissão de gases poluentes, rodando nas capitais em 2014.
“Os veículos híbridos serão movidos a hidrogênio e baterias elétricas, emitindo apenas vapor de água”, acrescentou após o lançamento da segunda versão do protótipo, criado por ele e sua equipe durante a Rio+20. A autonomia do ônibus desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe é 500 km, suficiente para um dia de operação urbana, podendo ser recarregado no período da noite quando não estiver em operação. O veículo tem capacidade para 70 passageiros e vem sendo desenvolvido desde 2005. O projeto já recebeu investimentos de R$ 15 milhões.
Miranda disse que o uso do hidrogênio como combustível é uma tendência irreversível em todo o mundo e o Brasil domina a tecnologia com a possibilidade de ser imediatamente comercializável. “Já é um protótipo pré-comercial, não é mais um desenvolvimento laboratorial. O que falta para ele ser comercial é utilizá-lo.” Segundo o cientista, os motores a hidrogênio já estão sendo usados em outros países, principalmente na Europa e no Japão. “Em 2006, a Europa fez um grande experimento de uso público de ônibus a hidrogênio, com 30 veículos em 10 cidades, durante dois anos. E há um mês eles lançaram um novo ônibus a hidrogênio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário