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sexta-feira, 25 de maio de 2012

VUCs causam menos impacto no trânsito de SP, diz CET


A Prefeitura de São Paulo afrouxou a restrição de circulação dos caminhões pequenos, chamados veículos urbanos de carga, os VUCs, que, a partir desta quinta-feira (17), podem circular em qualquer horário na Zona de Restrição Máxima.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) quer que esse tipo de veículo seja cada vez mais usado. “Nós não sabíamos qual seria o impacto desse caminhão na cidade. E nós vimos ao longo do tempo que a frota foi se adaptando. Ele não é tão impactante. Então, nós queremos que esse veículo seja adotado para a distribuição urbana”, disse o departamento de logística da CET, Luiz Gregório.
Nos últimos quatro anos, os VUCs estavam proibidos de trafegar nessa área durante os horários de pico. Até hoje, as empresas tinham apenas seis horas por dia para fazer o serviço.
Não há mais restrição, por exemplo, para o caminhão do motorista Jaime Ramos, que foi fabricado em 1972. “Acho que vai dar para a gente carregar mais um pouco. Vai dar uma melhorada, deixa a gente mais tranquilo, além de um pouquinho mais de dinheiro”, disse.
Na quinta-feira (17), foi o primeiro dia da nova regra para os VUCs, caminhões pequenos que tem até 6,3 metros. Antes, só podiam rodar das 10h às 16h na Zona Máxima de Restrição da cidade, uma área de 100 quilômetros quadrados delimitada pela Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas do Estado, Tiradentes, Mofarrej e a Queiros Filho.
Foram quatro anos de restrição e o único VUC que sobrou da frota de Dorizmar Souza passa a maior parte do dia encostado. Ele não sabia das mudanças. Com medo das multas, mal usa o caminhão para entregar tomates. “VUC a gente tinha três. Já vendemos dois, substituindo por carros menores, que podem rodar a qualquer momento. E esse (o que sobrou), estamos pensando em vender e pegar um menor também”, disse.
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Publicação
A mudança começou a valer na quinta-feira 17, após ser publicada no Diário Oficial do Município. Apesar do fim da restrição de circulação no horário das 10h às 16h para os VUCs, continua valendo o rodízio municipal de veículos, que leva em conta o final da placa dos veículos. Além disso, para circular por São Paulo, os VUCs precisam estar cadastrados na Prefeitura. Os veículos que não estiverem devidamente cadastrados podem ser multados por transitarem em local e horário não permitidos. A multa é de R$ 85,13, e é considerada uma infração média, punida com quatro pontos na carteira de habilitação.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, disse que a Prefeitura não pretende extinguir a restrição a caminhões de maior porte. “Infelizmente, algumas cidades vizinhas estão permitindo um veículo um pouco maior. Não existe a menor hipótese de nós alterarmos em São Paulo o tamanho dos VUCs. Nossos VUCs não terão, em hipótese alguma, o tamanho aumentado”, declarou.
Segundo Kassab, o fim das restrições aos VUCs já estava previsto. “Isso foi estabelecido há sete anos, quando definimos que teria o momento da liberação para a circulação dos VUCs em São Paulo. Isso faz parte de um processo muito bem desenvolvido, que visa melhorar o trânsito na cidade de São Paulo.”

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