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segunda-feira, 21 de maio de 2012

Caio Induscar ingressa no segmento de BRTs


A Caio Induscar lançou sua primeira versão de carroceria direcionada ao segmento de BRT (Bus Rapid Transit), chamada de Millennium BRT. O modelo foi desenvolvido após estudos feitos sobre a infraestrutura do sistema BRT em diversas localidades do país. Esta primeira versão circulará na cidade de São Paulo e, portanto, atende aos padrões da SPTrans, com comprimento de 26.610 mm e largura de 2.600 mm. Tem capacidade para 47 passageiros sentados, 131 passageiros em pé, postos para o motorista e um cobrador e uma vaga para portador de necessidades especiais. A carroceria é biarticulada, com piso baixo total e tem o posto do motorista na posição central, para facilitar o controle do ônibus e a dar maior visibilidade. A motorização atende à nova legislação Euro 5.
A estrutura do novo modelo, segundo informação da Caio, utilizou materiais de alta resistência, associados a conceitos e processos construtivos já desenvolvidos pela engenharia da empresa.
Para criar o visual da nova linha a empresa inspirou-se em alguns dos mais modernos sistemas de transporte mundial, buscando transmitir imponência, originalidade e ganhando rapidez operacional. A frente do veículo conta com uma extensa área envidraçada. Foi desenvolvido um novo conjunto ótico, com tecnologia em leds, light string e faróis elípticos, seguindo a tendência da indústria automobilística, sendo escamoteáveis para maior facilidade de manutenção. Os retrovisores – um projetado e outro recuado – têm luz de seta acoplada e sistema de acionamento elétrico opcional.
As laterais também ganharam maior área envidraçada e contam com um novo projeto de portas envolventes, que faceiam a superfície lateral, e evitam degraus e problemas com escovas dos lavadores, a exemplo dos modelos europeus. Já o design da traseira segue linhas arredondadas, com um grupo ótico especialmente desenvolvido para esse projeto, todo em leds, com lanterna em plástico injetado para dar maior harmonia ao design. O vigia tem novo desenho, arredondado, e grande área envidraçada.
Para o cockpit, o projeto foi desenvolvido em 3D, resultando em maior ergonomia, melhor visualização e fácil alcance do motorista aos instrumentos do painel, aumentando também o campo de visão. Para os veículos sem porta no balanço dianteiro, foi desenvolvida uma versão de cabine onde a divisória é totalmente de vidro, com porta de isolamento, proporcionando privacidade e comodidade ao condutor. Já para os modelos com porta no balanço dianteiro, há a opção do cockpit com portinhola baixa, como nos padrões europeus. Os sistemas de ventilação e exaustão foram projetados para maior conforto do condutor, com redução de ruídos.
Para o salão de passageiros foi desenvolvido um duto de ar condicionado incorporando, ou não, placas de propaganda com novo design, que integra os balaústres, a iluminação interna em leds e as caixas de porta. Essa área também recebeu novas poltronas, confeccionadas em plástico injetado, mais leves e de simples manutenção, e têm pés com um formato que facilita a locomoção e higienização no interior do veículo. Essas poltronas são produzidas pela própria encarroçadora, após um trabalho de cerca de três anos de desenvolvimento e cálculos estruturais matemáticos, via software, além de testes estáticos e dinâmicos.
A Caio já se prepara para lançar uma segunda versão de ônibus para sistemas BRT, que promete apresentar ao mercado novos itens de modernidade em design e tecnologia. A nova linha de carrocerias da Caio para atender aos sistemas BRT incluirá biarticulados, articula- dos e alimentadores.

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