Visualizações

quarta-feira, 28 de março de 2012

Transportadoras procuram motoristas qualificados


As transportadoras de cargas continuam enfrentando dificuldades para contratar motoristas qualificados para preencher vagas disponíveis no mercado de trabalho. No Rio de Janeiro, por exemplo, faltam aproximadamente oito mil profissionais. É o que o afirma o presidente da Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga), Eduardo Rebuzze.
Em entrevista ao telejornal Bom Dia RJ nesta segunda-feira (26/03), da Rede Globo, Rebuzze destacou que existem situações que fazem com os jovens não se interessem mais pela profissão de motorista. Entre elas, por exemplo, o péssimo estado de conservação de algumas rodovias, o trânsito ruim nos grandes centros urbanos a falta de segurança, que facilita o roubo de cargas.
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmam essa realidade. Em 2012, até o final deste mês, foram registrados aproximadamente 670 mil transportadores enquanto o número de caminhões chegou a 1,7 milhão de unidades, ou seja, a média é de 2,5 veículos por profissional. Isso mostra que a frota no Brasil também não para de crescer: 170 mil novos caminhões são emplacados por ano.
“Temos uma carência muito grande de profissionais e precisamos preparar os jovens para essa profissão”, disse Rebuzze. Segundo o dirigente da Fetranscarga, um dos principais problemas é a falta de formação dos motoristas, que precisam trabalhar com máquinas mais modernas, além de ter noções de informática e gerenciamento de risco.
O telefone para mais informações é 0800 728 2891.

Nenhum comentário:

Postar um comentário