Visualizações

quinta-feira, 22 de março de 2012

Novo Peterbilt 579 – O mais extenso e elaborado processo de desenvolvimento da Peterbilt


Forjado a partir do mais extenso e rigoroso processo de desenvolvimento de produto na história da empresa, a Peterbilt Motors Company revelou seu novo modelo 579 durante o Salão Mid-America Trucking em Louisville, Kentucky. Com todos as inovações de estilo marcante, desde a eficiência no consumo de combustível a um interior que até ao último detalhe facilita o conforto e a produtividade do operador, o 579 excede as necessidades dos frotistas e motoristas americanos.
“O novo Peterbilt 579 vai além de atender uma demanda de mercado para um veículo excepcional que satisfaça tanto as expectativas do caminhoneiro como do dono de frota”, disse Bill Kozek, Gerente Geral da Peterbilt  e Vice-Presidente da PACCAR. “O 579 integra a qualidade Peterbilt lendária e inovação, com uma plataforma de produto que oferece em todos os aspectos de produtividade do veículo, desempenho e segurança. De dimensões da cabine otimizados, um design de chassi reforçado, a amenização de direção e um sistema elétrico renovado – cada elemento de design do 579 foi analisado e projetado para proporcionar reais benefícios e soluções de negócios que superam as tendências do setor “.
Embora a aparência é inconfundivelmente Peterbilt, o 579 apresenta um novo estilo distintivo que vai muito mais profundo do que apenas a beleza exterior. De acordo com Landon Sproull, engenheiro-chefe da Peterbilt , o desempenho e a produtividade conduziram o processo de design. “Maximizar a economia de combustível era uma prioridade e que alcançou o melhor da sua classe com a eficiência aerodinâmica, através de Dinâmica dos Fluidos Computacional, e testes de túnel de vento subseqüente”, disse ele. “O processo de design de interiores 579 não foi menos exigente do que o exterior aerodinâmico,”  disse Sproull, “e os resultados são uma linha de pacotes de acabamento e versões que são incomparáveis ​​na indústria.”
A estrutura da cabine é um projeto novo que apresenta maior resistência e maior segurança. Com 2,1m de largura, a cabine de alumínio é forte, sólida e leve. Tanto a cabine e cama foram testados nos mais rigorosos e sofisticadas testes resistência e choques.
Estilo aerodinâmico diferenciado
A performance aerodinâmica foi melhorada através de pacotes modulares aéreos que atendam as designações da EPA’s SmartWay. Sproull disse que os pacotes aerodinâmicos são projetados para atender as necessidades dos clientes, otimizados com carenagens de comprimento variável no chassis, leito extensível e saliências de borracha, sob a cabine e sob as carenagens.
O pára-choque é um projeto de três peças individuais que podem ser substituídos se estiverem danificados, melhorando a facilidade de manutenção e reduzindo custos. O pára-choque está disponível com um acabamento moldado na cor que elimina problemas se for arranhado ou danificado e um acabamento pintado que é durável e pode ser combinado com qualquer cor.
O capô também tem um projeto de três peças que é leve, durável e de fácil manutenção. Possui um sistema de assistência mais eficiente para inclinação que reduz esforço para apenas 25 quilos. Incorporadas ao sistema de suporte do capô vão suportes extras que recebem a energia direta de impactos, protegendo o sistema de  refrigeração no caso de certos tipos de acidentes – como o impacto com um animal – que minimiza danos e permitem ao motorista conduzir o caminhão para um local seguro para reparos.
“Estas melhorias completaram os elementos de estilo de assinatura Peterbilt, além do novo enfeite de capô e com um padrão de grade com malha oval”, disse Sproull.
Interiores novos para produtividade e conforto
“Centenas de motoristas foram consultados durante a pesquisa e planejamento para garantir a nova cabine e projetos do habitáculo, para conhecer todas as necessidades de espaço, conforto, produtividade e eficiência”, disse Landon Sproull. “O ambiente operacional é projetado em torno do motorista e quando é hora de descansar e relaxar, a área de sono é carregada com luxos práticos, incluindo amplo local para armazenamento e um centro de entretenimento integrado que pode acomodar uma televisão tela plana de 22 polegadas”.
Sproull disse que dois níveis de acabamento da cabine estão disponíveis para o 579 – o Platinum, um interior luxuoso e elegante, com destaques em madeira por toda a cabine e dormitório, e o Prestige, um equilíbrio ideal entre conforto e funcionalidade. Ambos estão disponíveis em cores camurça escura e cinza titanium, com opcionais de acentos cor de vinho, no modelo Platinum.
O painel é construído a partir de um material macio, durável e tem uma bandeja integrada para armazenamento conveniente de itens utilizados com frequência.  O interior do nível Platinum inclui uma superfície de trabalho do lado do passageiro acima da porta-luva para a papelada e outras tarefas.
O painel de instrumentos principal tem medidores de fácil leitura que são completamente visíveis através do volante, uma tela de cinco polegadas para exibição de informações ao motorista oferece um novo indicador de RPM para ajudar os motoristas a maximizar economia de combustível e a capacidade de exibir indicadores virtuais. A área de exibição secundária pode acomodar seis manómetros opcionais ou o  Peterbilt’s SmartNav.
A coluna de direção padrão pode ser ajustada simultaneamente para ambos inclinação lateral e vertical através de uma alavanca de fácil utilização montada na coluna. Dois volantes estão disponíveis: um de 18 polegadas, quatro raios, mais simples para o modelos padrão e o Premium em couro com controle de áudio integrado e botões de controle de cruzeiro.
Novos assentos Peterbilt Evolution são o complemento ideal para viagens tranquilas e confortáveis. “Estes novos bancos tem um equilíbrio perfeito entre conforto e sustentação”, disse Sproull. “Eles têm uma almofada de largura boa, com ótima densidade de espuma e fornecem apoio lombar excepcional.” O assento ST Evolution é padrão e pode ser atualizado com elementos de aquecimento opcionais ou as características Evolution LX com duas tipos de apoio lombar ajustável, reforço lateral, suspensão e amortecimento ajustável, aquecimento e opções de ventilação, uma opção de rotação e bolsas de armazenamento adicionais.
Menos energia e vida mais longa são duas características do sistema de iluminação de todos os LED’s do interior que foram estrategicamente colocadas em toda a cabine e dormitório, reduzindo a fadiga e proporcionando uma sensação atualizada, contemporânea. Tanto a cabina e cama são aquecidos e arrefecidos pelo sistema automático da empresa de climatização que mantém desempenho consistente, a HVAC.
Reconhecendo que o ambiente de descanso para um motorista é tão importante para a produtividade global como o ambiente operacional, a cama teve um projeto único, “é um projeto amplo que começa com a entrada grande entre o cabine e o leito que tem o espaço e acessibilidade que se espera de um leito integrado. No entanto, como parte da família Unibilt, é totalmente desmontável para melhor valor de revenda e maior versatilidade nas operações de segunda e terceira-vida “, disse Sproull.
“No final do dia, o motorista pode relaxar e rejuvenescer com o máximo de conforto e tranquilidades de seu caminhão”, disse Sproull.
A máxima visibilidade foi conseguida através de um pára-brisa panorâmico que também mais grosso do que os projetos anteriores para melhor isolamento acústico e resistência a choques. O pára-brisa também melhora a aerodinâmica através de encapsulamento integrados durante o processo de montagem para um ajuste superior e acabamento e uma selagem durável do habitáculo. Se ele precisa ser substituído, pontos integrados na estrutura da cabine facilitam os reparos no campo ou nas lojas.
O design da cabine na coluna A é de 20% mais estreito do que modelos concorrentes, melhorando ainda mais a visibilidade sem sacrificar a resistência. As portas são projetos recentes com uma durável estrutura dupla de alumínio que reduz o peso. Construído para resistir a condições adversas, o novo sistema de dobradiças escondidas requerem pouco esforço para fechar as portas e proporciona uma vedação hermética para reduzir o ruído do vento.
O sistema de iluminação dos faróis produz visibilidade superior na estrada, reduzindo a fadiga do motorista. Faróis halogêneos emitem boa quantidade de luz para nevoeiro. As luzes de circulação diurna maximizam a vida útil do farol e melhoram a segurança.
Os novos espelhos melhoram tanto a aerodinâmica quanto a visibilidade. Entre as características dos espelhos, pode-se citar os braços de alumínio fundido na base, grandes superfícies reflexivas e integradas a espelhos convexos, com elementos de aquecimento padrão para desembaçamento, regulagem elétrica opcional e uma forma de gestão do fluxo de ar, que praticamente elimina o acúmulo de detritos, de nebulização e ruído do vento. Melhorias de manutenção novas incluem sistema que dispensa ferramentas para uma eventual substituição de vidros com um conector elétrico.
Melhorias do sistema elétricos
Ao redesenhar o sistema elétrico do 579, Sproull disse que o objetivo era criar uma arquitetura robusta para enfrentar todas as adversidades. “A integridade do sistema elétrico foi um dos principais focos durante o desenvolvimento do 579,” disse Sproull. “O resultado é um sistema totalmente novo que inclui uma proteção inovadora e elementos de roteamento”.
Outras melhorias do sistema elétrico incluem coberturas inclinadas que reduzem a tensão nos conectores e fornecem proteção adicional para as conexões e as calhas de roteamento. Sproull disse que as conexões elétricas da cabine para entrada de ar, filtro de entrada de ar-condicionado, portas de serviço e filtros de ar são montados no painel frontal do caminhão para acesso fácil.
Design de chassis otimizados
A espinha dorsal do modelo 579 é um projeto novo chassi que é leve, forte e incorpora excepcional manobrabilidade. “O raio de giro e as características de direção proporcionam operacionalidade e desempenho superiores”, disse Sproull.
Mesmo que o peso do chassis é reduzida, a sua rigidez foi aumentado de 10 a 15% para melhorar direção e reduzir o ruído na cabine. Novos sistemas de ar para freios e linhas de combustível aumentam a facilidade de manutenção e reduzir os tempos de reparos.
“O modelo 579 tem um lugar seguro na linha lendária de veículos Peterbilt”, disse Kozek. “É um veículo multi-plataforma que vai recorrer para o lado da paixão e da sensibilidade de uma ampla gama de clientes em diversas aplicações e segmentos de mercado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário