Visualizações

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Audi A8 e International LoneStar: diferentes, mas com algo em comum


Eles têm muito em comum: são imponentes, confortáveis, ágeis e muito bem equipados. Mais que isso, trazem tecnologias inovadoras. As coincidências param por aí, pois nas ruas não é difícil distingui-los. O sedã grande topo de linha Audi A8 fica pequeno ao lado do LoneStar, o caminhão da International apresentado no País no fim de 2011.
Colocamos os modelos lado a lado para mostrar os avanços da indústria automobilística, aplicados a modelos com propostas tão distintas quanto um veículo comercial e um carro de alto luxo. O LoneStar não está à venda no Brasil. A Internacional estima que aqui seu preço seria de R$ 600 mil – nos Estados Unidos são US$ 120 mil. O A8 é um pouco mais “em conta”: R$ 536.700.
Detalhes do Lonestar
Imensa cabine do caminhão tem compartimento com sofá que vira uma cama do tipo “viúva”. Há até uma cozinha improvisada, com micro-ondas e refrigerador.
Cheio de mostradores, o painel parece mais o de um avião. Modelo é equipado com motor seis-em-linha a diesel, de 15 litros, que gera absurdos 256 mkgf de torque. Câmbio manual tem 18 marchas.
Mas vamos aos destaques desses veículos. O LoneStar traz suspensão a ar no eixo dianteiro, o que evita oscilação vertical, ar-condicionado noturno, que funciona durante nove horas, em média, tanto no quente quanto no frio; e sensor de mudança de faixa, para evitar acidentes se o motorista perder a atenção.
É mais alto que uma casa térrea. A área externa da sua cabine possui 4,10 metros de altura e 5 metros de comprimento. Já o dormitório, espaço fundamental nesse tipo de veículo, tem 2,6 metros de pé direito e contempla uma cama de solteiro, do tipo viúva.
Detalhes do A8
Luxuoso, sedã traz muito conforto para quem vai atrás. São quase 3 metros de entre-eixos, o que deixa as pernas dos passageiros muito confortáveis. Há ainda entradas para fones de ouvido e ajustes individuais para a temperatura.
Volante é multifuncional, assim como a tela central de 7 polegadas, que projeta informações sobre os muitos sistemas eletrônicos do A8. Carro traz motor V8 de 420 cv de potência.
O sedã traz a segurança em destaque. Em combinação com o controle eletrônico de estabilidade (ESP) há sensores que preparam o carro para uma colisão, se perceberem que esta pode acontecer. Fecha as janelas laterais e o teto solar e tensiona os cintos de segurança.
O Audi Side Assist avisa por meio de um LED amarelo piscante no retrovisor externo se há veículos se aproximando lateralmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário