Visualizações

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novo caminhão da Agrale recebe prêmio internacional de Design

A linha 2012 de caminhões da Agrale foi premiada no iF Product Design Award, uma das maiores premiações do design mundial realizada na Alemanha. O projeto do pesado está junto com mais 17 produtos brasileiros premiados que participarão de mostras na Alemanha e China. O design da Agrale foi produzido pelo estúdio paulistano Questto|Nó.
O projeto da Agrale foi eleito pelo Design Excellence Brasil (DEBrazil), um programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Desde 2003, o DEBrazil seleciona os melhores candidatos do País para enviar ao iF. Os 18 premiados foram escolhidos dentre 308 inscritos brasileiros. Na Alemanha, eles concorreram com outros 2.605 produtos e se sobressaíram, integrando os 863 nomes que receberão o selo iF, que atesta qualidade e excelência em design.
Os iF Design Awards são premiações promovidas desde 1953 pelo International Forum Design (iF). Divididas em quatro prêmios (referentes a produto, materiais, embalagem e comunicação), recebem, anualmente, milhares de inscrições de todo o mundo – para a edição 2012, foram inscritos trabalhos de 48 países.
O projeto
A área automotiva do estúdio Questto|Nó trabalhou no design dos novos caminhões da Agrale ao longo de 30 meses. Além da estética, foram levados em conta aspectos como a utilização de novos materiais, ergonomia e conforto.
De acordo com o estúdio, a nova cabine tem inúmeras peças em termoplásticos, facilmente reciclados após o ciclo de vida do produto. Internamente, o painel de instrumentos permite uma futura evolução para RHD (volante do lado direito, para exportação), além de usar materiais plásticos e revestimentos exclusivos que conferem mais conforto acústico aos motoristas.
O projeto ainda prevê uma evolução futura para outros modelos de cabine, como a curta, leito e dupla, otimizando investimentos e prazos de implantação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário