Visualizações

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

DAF lança CF85 e XF105 ATe na Europa

No âmbito do seu programa ATe (Advanced Transport efficiency), a DAF vai lançar novas séries especiais dos seus bem sucedidos tratores CF85 e XF105, com especificações totalmente otimizadas para a máxima eficiência e economia, com o menor impacto ambiental possível. Os novos CF85 e XF105 ATe estarão disponíveis de imediato no mercado europeu.
Com vista a reduzir o máximo possivel o consumo de combustível, antes de mais procurou-se otimizar a aerodinâmica, nomeadamente com a montagem de série em todos os CF85 e XF105 ATe de um defletor no teto e abas laterais, completados pelas saias laterais do chassi. Além disso, estes tratores serão equipados de série com pneus 315 170 R22.5, de baixa resistência ao rolamento, cuja menor altura ao solo permite baixar a altura do veículo e por consequência reduzir a resistência aerodinâmica.
Os novos tratores CF85 e XF105 ATe serão equipados com motor PACCAR MX dei 2,9 litros, acoplado a uma caixa automatizada AS-Tronic cujo software de controle dispõe de uma estratégia de mudanças totalmente otimizada para a redução do consumo de combustível, permitindo no entanto que o condutor possa selecionar mudanças em modo manual a velocidades até 30 km/h, ou ao utilizar o Freio Motor MX. Em todas as outras circunstâncias será a eletrônica que decide o momento ideal de mudança.
Para otimização dos consumos, os tratores ATe dispõem de um conjunto com caixa de transmissão direta e relação de diferencial 2.69:1, podendo em opção ser equipados com relação de diferencial 2.53:1 para serviços que exigem mais agilidade. Para ajudar à redução do consumo, os tratores ATe são equipados de série com um Cruise Control adaptável. Como retardador auxiliar, estes tratores serão equipados com Freio Motor MX. que permite melhor capacidade de carga. Além disso, os CF85 e XF105 ATe serão fornecidos com a formação de condutores DAF Eco drive, para ajudar a reduzir permanentemente o consumo real de combustivel e as emissões de CO2, em média entre 3 e 5%.
As novas versões CF85 e XF105 ATe fazem parte do programa DAF ATe (Advanced Transport Efficiency), um pacote completo de soluções inteligentes que ajudam a reduzir o consumo de combustivel e as emissões e melhorar ainda mais a eficiência do caminhão. Os motores dos modelos ATe desligam-se automaticamente depois de um período de cinco minutos em marcha lenta e a velocidade máxima de fábrica está limitada a 85 em vez de 89 km/h para alcançar uma redução de 2 a 3% do consumo de combustível e das emissões de CO2. Para aumentar a conscientização do condutor para a importância de um baixo consumo de combustível, será incluída de série uma função de apresentação de informações na tela central do painel relativa ao consumo de combustível atual e ao consumo alcançado.
A DAF é a primeiro fabricante em toda a indústria de caminhões a utilizar o encapsulamento térmico integral não só do turbocornpressor mas também de todo o coletor de escape. Isto resulta numa gestão de ar melhorada graças à maior eficiência do turbo. Os melhoramentos do motor PACCAR MX resultam numa redução de 3% do consumo de combustível e das emissões de CO2, dependendo das condições de operação e do tipo de serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário