Visualizações

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Diesel: Veículos de passeio podem ter vendas aprovadas no Brasil

Durante o Fórum Diesel 2011, a Petrobras reveloua intenção de criar estratégias para atender à demanda de futuros carros movidos a Diesel no Brasil.
Carros de passeio movidos a motor diesel são proibido desde 1976, medida tomada pelo governo da época para evitar que o preço do Diesel subisse, o que geraria altos custos para manter serviços de transporte. Agora, a estatal busca métodos para viabilizar o combustível no Brasil, o que poderia ter efeitos bem benéficos, inclusive ao meio-ambiente.
Um dos problemas do Diesel brasileiro é justamente em relação ao fato dele ser um combustível altamente poluente. O Diesel vendido no interior do país chega a ter 2.000 partes por milhão (ppm), enquanto nas capitais, a concentração é de 500 ppm. Quanto menor é o número, menos poluente é o combustível. Na Europa, o número é ainda menor: 10 ppm. E essa é a meta da Petrobras, que pretende criar um Diesel ainda mais limpo para os caminhões, que seria fornecido já em 2012.
De acordo com a empresa, é possível atender totalmente à demanda dos veículos a Diesel a partir de 2014, sem que haja a importação de combustível estrangeiro. Além do fator relativo à poluição, o Diesel faz com que os carros tenham um desempenho e consumo ainda melhores do que nas versões movidas a gasolina. É por isso, por exemplo, que muitos carros europeus abaixo de 1500 cilindradas atingem médias de até 20 km/l na cidade.
Considerando que seria um combustível bem mais limpo do que o atual, a ideia é boa, considerando também as vantagens do desempenho e do consumo em relação à gasolina. O Diesel hoje custa menos que o Etanol, mas com o aumento da demanda, será necessário vigiar para que ele não se torne mais uma opção cara para o consumidor brasileiro.
Fonte: Novidades Automotivas e All The Cars


Nenhum comentário:

Postar um comentário